O objetivo do projeto é oferecer uma oportunidade de reflexão e orientação aos adolescentes de Beberibe, alguns deles não têm com quem conversar em casa, na família e precisam de apoio. Todos os temas dos debates são sugeridos pelos próprios alunos, são eles que fazem o debate. Eu estou lá pra facilitar a discussão. Às vezes falo muito (kkkk), às vezes bem pouco. Gosto de ouvir as opiniões dos adolescentes e também vê-los refletirem sobre as opiniões dos colegas. Quando eu era aluno, adorava quando um dos professores dedicava uma aula pra conversar com a turma sobre temas variados relacionados com a juventude, ou seja, orientação na escolha da profissão, drogas, sexualidade, relacionamento com a família, as muitas formas de violência, etc.
No 1º mês do Projeto 426 adolescentes de vários distritos estiveram nesses debates. Foram 11 oficinas sendo que 242 adolescentes (mais de 50%) já eram beneficiados pela Assistência Social através do Programa Bolsa Família ou pelo Benefício da Prestação Continuada – BPC.
Esse é um projeto da Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SASC, através do CRAS, onde trabalho, em parceria com a Escola Ana Facó. Gostaria mesmo de agradecer ao Secretário Manoel Soares (SASC) pelo incentivo em trabalhar em parceria com outras Políticas Públicas, e também ao Diretor Jaílson por manter a Escola aberta ao diálogo com outras Secretarias. Parabéns pelo trabalho de vocês.
Agradeço de coração, aos alunos e professores que tem me recebido muito bem. Em especial, fico grato ao prof. Alan que tem sido um grande parceiro neste projeto.
Para finalizar vou citar e parafrasear o que uma aluna disse (vou ficar devendo o nome dela) e que gostei muito. Falando sobre pré-conceito e religião, a aluna disse que acreditava que as religiões estavam pra abençoar as pessoas, e não para julgá-las. Da mesma forma nós educadores precisamos nos dedicar para educar sem distinção, a todos que necessitam.
Luis Madeira
Psicólogo CRP 11/03256
CRAS Litoral
3338 1296
Nenhum comentário:
Postar um comentário